O começo de tudo

Nossa Associação nasceu antes da Capital, exatamente em 6 de fevereiro de 1959.

Sua primeira diretoria teve como presidente de Honra o médico e presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira e como presidente Isaac Barreto Ribeiro. Esta primeira gestão foi responsável pela Elaboração do Estatuto da entidade.

No início, funcionamos em salas emprestadas na Nocapap e depois em uma sala no Edifício Pioneiras Sociais. Na década de 80, conquistamos nossa primeira sede na 913 Sul: um prédio de tijolinhos à vista, projeto do arquiteto Paulo Zimbres. Ali trabalhamos por 22 anos, de 1985 a 2007, quando nos mudamos para a nova sede no Setor de Clubes Sul.

A nova sede

“Um legado histórico construído por muitas mãos de médicos e médicas!”

A aventura de construir a nova sede começou na Gestão do Dr. Neri João Bottin, exatamente no dia 29 de novembro de 1998, quando foi comprado da Novacap o terreno dentro do ecossistema do Lago Paranoá. Os custos de aquisição do terreno foram rateados por centenas de médicos associados à época, e por isso é tão legítima a expressão de que a AMBr é dos médicos e para os médicos.

A pedra fundamental foi fixada quatro anos depois, no dia 4 de abril de 2002, já na gestão do Dr. Ranon Rodrigues, e foi sob a batuta do Dr. Mestrinho, presidente da entidade de 2002 a 2005, que surgiram as primeiras quatro quadras de tênis, as piscinas e duas quadras de futebol.

Em 2005, sob a regência de Lairson Vilar Rabelo (presidente de duas gestões, de 2005 a 2011) os avanços investimentos em infraestrutura focaram na sede administrativa, três das seis churrasqueiras, a pista de cooper e o CACC (Centro de Atividades Científicas e Culturais) - um centro de convenções versátil e com espaços modulares que vem abrigando eventos científicos, cursos, palestras e aulas práticas, ajudando a cumprir a missão de educação continuada de nossa Associação.

História recente

foto
foto
foto
foto

De 2011 a 2017, em duas gestões consecutivas, esteve à frente da AMBr o Dr. Luciano Carvalho. Em sua gestão, os investimentos obedeceram um plano estratégico que tinha duas premissas: a) escutar os associados e potenciais associados para conhecer suas expectativas e b) assegurar a perenidade da instituição com investimentos que gerem receitas e garantam a manutenção e o crescimento da AMBr. Assim, surgiram o salão de eventos Espaço Prime, a construção da nova secretaria, três novas churrasqueiras, a nova lanchonete, próxima ao complexo de piscinas, o espaço de eventos ao ar livre, o Bosque e duas quadras de beachtennis. Num projeto coordenado diretamente pelo presidente Luciano Carvalho, foi erguido na praça Marcelino …, na sede da AMBr, um Memorial em homenagem a todos os médicos que dedicaram-se à Associação Médica em suas sucessivas gestões. Um legado histórico construído por muitas mãos de médicos e médicas!

Cadastre seu e-mail e receba as novidades da AMBr