Diabetes afeta mais de 13 milhões de brasileiros

No Dia Mundial do Diabetes, a campanha deste ano é voltada para as mulheres. Segundo a OMS, a doença afeta 205 milhões de mulheres em todo o mundo

Postado em: 16/11/2017
Compartilhe:

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que são 422 milhões de adultos com diabetes, doença responsável por 1,6 milhão de mortes a cada ano. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima mais de 13 milhões de pessoas afetadas pela doença, o que corresponde a 6,9% da população brasileira, número que vem crescendo a cada ano. O diagnóstico tardio da doença favorece o surgimento de complicações. A doença não possui cura, mas a prevenção e o tratamento adequado contribuem na qualidade de vida do diabético.

O endocrinologista e nutrologista pediátrico e do adolescente do Hospital Anchieta, Dr. Delmir Rodrigues explica que o tratamento permite controle dos níveis de glicose, evitando-se complicações. “Para prevenir, é necessário ter hábito de vida saudável, mantendo uma boa alimentação e prática habitual de atividades físicas. A dieta do diabético deve ser equilibrada, composta de todos os nutrientes que o organismo necessita para conservar seu crescimento e imunidade adequados. Evitar exageros alimentares e dietas milagrosas, que na maioria das vezes causam danos, que podem ser irreversíveis ao organismo".

Para a campanha deste ano o tema escolhido foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. A doença atinge 205 milhões de mulheres em todo o mundo, segundo a OMS. Os objetivos da campanha são: disseminar ferramentas para apoiar iniciativas locais para prevenção e controle da doença, realçar a importância da educação na prevenção e controle do diabetes, aumentar a conscientização da população incentivando o diagnóstico precoce, promover ações para reduzir os principais fatores de risco e prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Tipos

Existem dois tipos mais frequentes, Diabetes melito tipo 1, desenvolvida pela produção inadequada de insulina pelo pâncreas e a Diabetes melito tipo 2, relacionada ao sedentarismo e obesidade, tendo a insulina produzida normalmente pelo pâncreas, mas sem exercer o metabolismo corretamente. Também existe a diabetes gestacional, um problema que surge durante a gravidez. É uma condição que geralmente se normaliza após o nascimento do bebê.

Dia Mundial do Diabetes

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes organizaram diversas ações para celebrar a data. A programação completa está disponível no site www.diamundialdodiabetes.org.br. .

Celebrada pela International Diabetes Federation (IDF) desde 1991 e instituída por uma resolução das Organizações Nações Unidas em 2006, é o dia do nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina no controle glicêmico (1921). Mais de 160 países participam das atividades de conscientização e prevenção.









Fonte: Da Redação

Cadastre seu e-mail e receba as novidades da AMBr