A Associação Médica de Brasília foi o local escolhido para uma importante reunião realizada pela Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) na noite de segunda-feira (2/5). O encontro teve por objetivo incentivar uma participação mais efetiva dos médicos na política e debater o planejamento e a execução de projetos que envolvem o sistema de saúde.
Durante o evento, médicos que almejam um cargo no Congresso Nacional se apresentaram e falaram de suas expectativas, projetos e o trabalho que pretendem realizar na busca por melhores condições no exercício da profissão.
Para o deputado Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar Médica, o objetivo é traçar estratégias que ajudem a todos nessa caminhada pela defesa da saúde e da profissão: “Merecemos que os colegas saibam dos nossos esforços. Hoje, apenas uma minoria pode avaliar o trabalho que realizamos no parlamento”, observou.
Hiran Gallo, presidente do CFM, chamou atenção para uma eleição de candidatos com boas propostas: “Precisamos eleger pessoas com bons propósitos, que queiram dar atenção à saúde”.
Na ocasião, estiveram presentes médicos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima, Piauí, Santa Catarina, Rondônia, Minas Gerais, além de representantes de entidades médicas como o CFM, Sindmédico e da Associação Médica de Brasília, com o presidente Ognev Cosac e a diretora Administrativa, Francileide Paes.
A Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar da Medicina é uma entidade organizada com sede e foro na Câmara dos Deputados. É aberta à participação de parlamentares de todos os partidos que aceitem os princípios e objetivos.
Atualmente, na pauta legislativa da FPMed, estão propostas como: modernização da legislação do SUS, criação da carreira de médico de estado, piso salarial, telemedicina, revisão da Lei dos Planos de Saúde, valorização dos médicos especialistas, revisão da remuneração pelo SUS, atualização da CBHPM, entre outras.
