Diretores da AMBr tomam posse na Academia de Medicina de Brasília

Na última terça (12), os diretores da Associação Médica de Brasília (AMBr), Dra. Francileide Paes e Dr. Diogo Mendes tomaram posse, em suas cadeiras, na Academia de Medicina de Brasília (AMeB).

Durante a cerimônia, que aconteceu na sede da AMBr, o presidente da Academia de Medicina, Dr. Marcus Vinicius Ramos destacou a competência dos novos membros para assumirem as cadeiras, na entidade.

“Aprovados em concurso, estes colegas assumirão o compromisso formal de dar o melhor de si para o progresso da Medicina, em atividades que se relacionem direta ou indiretamente com a nossa profissão. Terão, além disso, o dever de estimular e contribuir – criticamente – para com o poder público, nos campos da Saúde, Cultura, Educação Médica, Ciência e Tecnologia, conforme reza o Estatuto da nossa instituição”, disse.

Dra. Francileide Paes lembrou sua trajetória: da infância humilde, na cidade de Itabaiana (PB), passando pelo exercício da profissão, até ser empossada na Academia de Medicina. “Aqui estou há 43 anos, onde fui acolhida com muito carinho. A maior parte deste tempo, recebi médicas e médicos jovens, sonhadores, ávidos pelo conhecimento da cirurgia. Fui multiplicadora, sempre exigindo o saber, o respeito e a humanidade no trato com o paciente. Hoje, tenho uma família de ex-residentes enorme, espalhada pelo Brasil inteiro: agora, meus amigos e orgulho da minha passagem aqui na Terra, como médica e como ser-humano”, disse.

A diretora da AMBr, que ocupará a cadeira 42 da academia, recordou também seus colegas de profissão e pacientes. “Agradeço a todos os colegas dos hospitais onde atuei – com os quais compartilhei conhecimento – e aos que me permitiram cuidar: os pacientes, que confiaram em minhas mãos e saber”, lembrou Dra. Francileide Paes.

Dr. Diogo Mendes, que ocupará a cadeira 43 da entidade, destacou os desafios inerentes à posição de membro da Academia de Medicina. “Aceito esta honraria confiada a mim com muita alegria, mas com sóbria consciência do peso da grande responsabilidade atrelada à esta posição. Trata-se, claramente, de uma missão ambiciosa, mas que vem sendo cumprida com sucesso, há quase 30 anos, por gerações de acadêmicos e acadêmicas, que colocaram e colocam – com grande esforço – o bem maior do Distrito Federal acima dos interesses pessoais”, disse.

Nascido em Penápolis (SP) e criado em Brasília desde 1964, Dr. Diogo Mendes recordou sua trajetória: da universidade de medicina (nos anos 1980), passando pelo exercício da profissão como urologista, até sua posse na academia, onde – segundo o diretor da AMBr – pode “conhecer mais da história da medicina brasiliense, bem como, entender a real importância da academia, na palavra de seus próprios membros”.

Dra. Francileide Paes e Dr. Diogo Mendes possuem como patronos, dois ex-presidentes da AMBr: Dr. Isaac Barreto e Dr. Miguel Paes de Carvalho respectivamente. Além dos dois diretores da Associação Médica, outros dois confrades tomaram posse durante a cerimônia da última terça-feira. São eles: Dra. Antoinette Blackman e Dr. João Batista Tarja.

Compuseram a Mesa da cerimônia de posse, Dr. Ognev Cosac (Presidente da AMBr), Dr. Gutemberg Fialho (Presidente do SindMédico-DF), Rosylane Rocha (Representante do Conselho Federal de Medicina-DF).

A matéria completa sobre a posse dos novos confrades da Academia de Medicina pode ser conferida na próxima edição próxima da Revista Médico em Dia.

Facebook
Twitter

Mais Noticias...


Comentários



Adicionar Comentário




© Copyright 2019. AMBr - Associação Médica de Brasilia