Diretores da AMBr tomam posse na Academia de Medicina de Brasília

Na última terça (12), os diretores da Associação Médica de Brasília (AMBr), Dra. Francileide Paes e Dr. Diogo Mendes tomaram posse, em suas cadeiras, na Academia de Medicina de Brasília (AMeB).

Durante a cerimônia, que aconteceu na sede da AMBr, o presidente da Academia de Medicina, Dr. Marcus Vinicius Ramos destacou a competência dos novos membros para assumirem as cadeiras, na entidade.

“Aprovados em concurso, estes colegas assumirão o compromisso formal de dar o melhor de si para o progresso da Medicina, em atividades que se relacionem direta ou indiretamente com a nossa profissão. Terão, além disso, o dever de estimular e contribuir – criticamente – para com o poder público, nos campos da Saúde, Cultura, Educação Médica, Ciência e Tecnologia, conforme reza o Estatuto da nossa instituição”, disse.

Dra. Francileide Paes lembrou sua trajetória: da infância humilde, na cidade de Itabaiana (PB), passando pelo exercício da profissão, até ser empossada na Academia de Medicina. “Aqui estou há 43 anos, onde fui acolhida com muito carinho. A maior parte deste tempo, recebi médicas e médicos jovens, sonhadores, ávidos pelo conhecimento da cirurgia. Fui multiplicadora, sempre exigindo o saber, o respeito e a humanidade no trato com o paciente. Hoje, tenho uma família de ex-residentes enorme, espalhada pelo Brasil inteiro: agora, meus amigos e orgulho da minha passagem aqui na Terra, como médica e como ser-humano”, disse.

A diretora da AMBr, que ocupará a cadeira 42 da academia, recordou também seus colegas de profissão e pacientes. “Agradeço a todos os colegas dos hospitais onde atuei – com os quais compartilhei conhecimento – e aos que me permitiram cuidar: os pacientes, que confiaram em minhas mãos e saber”, lembrou Dra. Francileide Paes.

Dr. Diogo Mendes, que ocupará a cadeira 43 da entidade, destacou os desafios inerentes à posição de membro da Academia de Medicina. “Aceito esta honraria confiada a mim com muita alegria, mas com sóbria consciência do peso da grande responsabilidade atrelada à esta posição. Trata-se, claramente, de uma missão ambiciosa, mas que vem sendo cumprida com sucesso, há quase 30 anos, por gerações de acadêmicos e acadêmicas, que colocaram e colocam – com grande esforço – o bem maior do Distrito Federal acima dos interesses pessoais”, disse.

Nascido em Penápolis (SP) e criado em Brasília desde 1964, Dr. Diogo Mendes recordou sua trajetória: da universidade de medicina (nos anos 1980), passando pelo exercício da profissão como urologista, até sua posse na academia, onde – segundo o diretor da AMBr – pode “conhecer mais da história da medicina brasiliense, bem como, entender a real importância da academia, na palavra de seus próprios membros”.

Dra. Francileide Paes e Dr. Diogo Mendes possuem como patronos, dois ex-presidentes da AMBr: Dr. Isaac Barreto e Dr. Miguel Paes de Carvalho respectivamente. Além dos dois diretores da Associação Médica, outros dois confrades tomaram posse durante a cerimônia da última terça-feira. São eles: Dra. Antoinette Blackman e Dr. João Batista Tarja.

Compuseram a Mesa da cerimônia de posse, Dr. Ognev Cosac (Presidente da AMBr), Dr. Gutemberg Fialho (Presidente do SindMédico-DF), Rosylane Rocha (Representante do Conselho Federal de Medicina-DF).

A matéria completa sobre a posse dos novos confrades da Academia de Medicina pode ser conferida na próxima edição próxima da Revista Médico em Dia.

Facebook
Twitter

Mais Noticias...

Recomendação da AMB

Associação Médica Brasileira indica a suspensão de todas as atividades científicas que exijam deslocamento ou aglomeração de médicos.

Leia mais

Comentários



Adicionar Comentário




© Copyright 2019. AMBr - Associação Médica de Brasilia