Em sessão solene, AMBr celebra 60 anos de fundação

Evento teve homenagem a ex-presidentes e apresentação de orquestra sinfônica

A Associação Médica de Brasília (AMBr) realizou, nesta quarta-feira (6), sessão solene em comemoração aos 60 anos de sua fundação. Na cerimônia, ex-presidentes e pioneiros da instituição foram homenageados – com entrega de certificados – pela atuação em prol da Associação e da medicina brasileira.

Fundador da entidade, Dr. Célio Menicucci saudou presentes e contemporâneos, ao relembrar a criação da AMBr e o fato desta ter sido fundada ainda antes da inauguração de Brasília. “Os abnegados médicos resolveram se organizar e fundar a Associação de classe que representasse os legítimos anseios da cidade em formação”, lembrou o pioneiro, citando a reunião – realizada em 6 de fevereiro de 1959 – que viria a estabelecer a implantação da AMBr.

Ex-presidente homenageado na solenidade, Dr. Antônio José Duarte Jácomo (1987-1989) agradeceu a atual diretoria pelos eventos comemorativos de 60 anos da AMBr e destacou o papel da instituição, na capacitação profissional do médico como “uma das principais metas da entidade”.

Atual presidente da AMBr, Dr. Ognev Cosac, agradeceu aos presentes, homenageados e familiares dos associados, ao lembrar a importância da atuação coletiva dos médicos, em prol de uma sociedade e uma medicina cada vez mais fortalecidas.

“A trajetória foi árdua, mas também foi marcada por muito companheirismo. Ao lado desses 18 ex-presidentes, estiveram diretores e respectivos presidentes das sociedades de especialidades médicas, que formam o conselho deliberativo da Associação”, destacou Dr. Ognev Cosac, estendendo as homenagens: “àqueles que, muitas vezes, sem a visibilidade que é dada à pessoa do presidente, se dedicaram com afinco ao engrandecimento da AMBr”.

Dr. Ognev Cosac registrou a função desempenhada pela Associação, nos vários aspectos relacionados à vida do médico. “Para alguns associados, persiste a ideia de que isso aqui é um clube. Mas não é. Somos congregadores das especialidades médicas. Nos reunimos, sistematicamente, em torno de atividades científicas, políticas e de questões pessoais que afetam o bem-estar da classe médica”, afirmou.

Conselho Consultivo

O presidente da Associação agradeceu aos colaboradores da entidade e anunciou a criação do novo colegiado. “Atendendo a um compromisso de campanha, anuncio aqui a criação do Conselho Consultivo – já aprovado pelo Deliberativo -, sendo formado por todos os ex-presidentes da AMBr”, comunicou Dr. Ognev Cosac.

O grupo será chamado a participar, juntamente com o Conselho Deliberativo, das decisões importantes para o futuro da instituição. Dr. Ognev Cosac completou que “a normatização do funcionamento desse conselho está em fase final de elaboração”.

A sessão solene que celebrou o sexagenário da AMBr contou com apresentação de orquestra sinfônica e execução de repertório elaborado especialmente para a solenidade.

Os eventos em comemoração aos 60 anos da entidade têm o apoio de SICOOB, Laboratórios Sabin, Grupo Santa Lúcia, Hospital Daher e Hospital Anchieta.

A matéria completa da sessão solene pode ser conferida na edição especial sobre os 60 anos da AMBr. A publicação estará disponível para leitura em breve. Clique aqui e confira as fotos do evento.

Facebook
Twitter

Mais Noticias...


Comentários



Adicionar Comentário




© Copyright 2019. AMBr - Associação Médica de Brasilia