GDF decreta luto de três dias por morte de Jofran Frejat

 

O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, de 83 anos, morreu na tarde dessa segunda-feira (23), vítima de complicações causadas por um câncer pulmonar.

Frejat era cirurgião e foi responsável por reformular o sistema público de saúde do Distrito Federal e pela criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF.

Titular da Secretaria de Saúde por quatro vezes durante o governo de Joaquim Roriz, representou o DF no Congresso Nacional como deputado federal por cinco mandatos.

O velório será hoje, na capela 6 do Campo da Esperança, das 15h às 17h.

A Associação Médica de Brasília lamenta a morte do médico que exerceu uma defesa firme do Sistema Único de Saúde e da medicina do DF.

 

Linha do tempo da atuação de Jofran Frejat

Anos 1970

O primeiro cargo público de Frejat foi de diretor do Instituto de Medicina Legal (IML) do DF entre 1973 e 1979. Em 1977, então cirurgião do Hospital das Forças Armadas, ele atendeu Sílvio Delmar Hollenbach, que salvou um garoto de 13 anos de um ataque de ariranhas no Zoológico (foto). Em 1979, elaborou o Plano de Assistência à Saúde no DF.

Anos 1980

Foram construídas mais de 40 unidades de saúde, como postos e centros, para consolidação do Plano de Assistência à Saúde, elaborado por Frejat. Como parlamentar, o médico foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1986, participando da Assembleia Nacional Constituinte e da elaboração da Constituição Federal de 1988.

Anos 1990

Reeleito em 1990 ao cargo de deputado Federal pelo DF, Frejat aliou os conhecimentos médicos com a trajetória política no cargo de Secretário de Saúde do Distrito Federal em duas ocasiões mais emblemáticas, com destaque para as atuações dentro da gestão do ex-governador do DF Joaquim Roriz.

Anos 2000

Uma das últimas inaugurações da gestão de Frejat foi em 2002, quando foi entregue à população o Hospital Regional do Paranoá (HRPa), atualmente conhecido como Hospital Região Leste. A cerimônia contou com a presença do ex-ministro da saúde e então senador José Serra e do então governador do DF Joaquim Roriz.

Anos 2010

Frejat foi também candidato ao governo do Distrito Federal, em 2014, quando chegou a disputar o segundo turno contra Rodrigo Rollemberg (PSB), que acabou vitorioso, e pré-candidato ao Executivo em 2018, quando desistiu de concorrer ao cargo e encerrou a participação na vida política.

Facebook
Twitter

Mais Noticias...


Comentários



Adicionar Comentário




© Copyright 2019. AMBr - Associação Médica de Brasilia