Nota Pública sobre a vacinação dos médicos no DF

Na tarde desta quinta-feira (4), o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) juntamente com a Associação Médica de Brasília (AMBr), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), a Academia de Medicina de Brasília (AMeB),  e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniram com o secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Barron Sanchez e o subsecretário de atenção Integral à saúde, Alexandre Garcia, para tratar sobre a  vacinação dos médicos do Distrito Federal que não foram imunizados contra a Covid-19 até o momento.

As entidades cobraram da Secretaria de Saúde do DF a inclusão de todos os médicos, inclusive os dos hospitais privados e clínicas particulares, nesta primeira fase de vacinação contra o novo coronavírus, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação e informes técnicos do Ministério da Saúde, além da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também foi solicitado um cronograma de vacinação para esses profissionais, inclusive os médicos aposentados.

Os representantes da Secretaria de Saúde do DF garantiram durante a reunião que os profissionais de saúde continuam como prioridade e serão vacinados após terem imunizado o grupo prioritário de idosos.

O secretário adjunto afirmou que a primeira fase de vacinação só será encerrada após a conclusão da imunização de todos os trabalhadores da área da saúde e que não há como estabelecer um calendário vacinal devido à incerteza da chegada de lotes de vacina. Também informou que há uma previsão de chegada de um novo lote com 60 mil novas doses para sábado (06).

As entidades médicas continuam acompanhando o andamento da vacinação e estarão atentas ao cumprimento do Plano Nacional de Vacinação para que contemplem todos os médicos e demais profissionais de saúde. As entidades também ofertaram as dependências da AMBr para vacinar os profissionais de saúde e o público em geral. A SES-DF irá avaliar a viabilidade e levar a demanda ao Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 da SES-DF.

Mais Noticias...

Uso imprescindível de máscaras

A Associação Médica Brasileira e suas federadas em conjunto com as sociedades de especialidades médicas fazem um apelo à população brasileira e à sociedade civil, para o uso imprescindível de máscaras e reforçam a sua importância.

Manifesto entidades médicas

As sociedades médicas fazem um apelo à população brasileira e sociedade civil reforçando a importância imprescindível do uso de máscaras, além do cumprimento de outras ações para contenção da pandemia da Covid-19, como o distanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos.