Especialistas e cirurgiões debateram entre vários assuntos ligados à cirurgia metabólica, as indicações e melhores métodos para o tratamento cirúrgico do diabetes
No último sábado (27), a Associação Médica de Brasília realizou o Programa de Educação Continuada (PEC) “Cirurgia Metabólica para Clínicos e Cirurgiões”, onde foram abordadas as diversas aplicações da cirurgia no tratamento do diabetes tipo 2.
Com uma plateia expressiva de especialistas clínicos, cirurgiões e estudantes de medicina, o evento iniciou com abertura do Dr. Orlando Pereira Faria e com a palestra da Dra. Luciana El-Kadre, que falou sobre os hormônios intestinais, os impactos que causam no metabolismo e as correlações com a cirurgia metabólica. Em seguida, o Dr. Carlos Schiavon debateu estudo sobre os ganhos da cirurgia bariátrica não apenas no tratamento do diabetes tipo 2, mas também como remissão e controle da hipertensão arterial.
No início da tarde o Dr. Orlando também abriu os trabalhos falando sobre a obesidade e cirurgia bariátrica, expondo alguns casos práticos enfrentados ao longo da carreira e as percepções nas avalições clínicas dos pacientes. Durante o PEC foram explorados estudos e constatações clínicas sobre o perfil do paciente e os procedimentos indicados.
A matéria completa sobre o PEC “Cirurgia Metabólica para Clínicos e Cirurgiões” estará disponível na edição nº 186 da revista Médico em Dia.
Comentários