Quem Somos e História

QUEM SOMOS

A AMBr é uma casa de médicos para médicos!

Somos uma entidade de classe sem fins lucrativos, federada da Associação Médica Brasileira – AMB, criada para zelar pela qualidade do exercício da medicina e pela valorização da classe médica do Distrito Federal.

Defendemos as especialidades médicas, as conquistas de nossa classe profissional e a boa prática da medicina com ações políticas, científicas, associativistas, de promoção da saúde e de educação continuada de estudantes, médicos residentes e especialistas.

Outro foco importante de nossa Associação é a integração da classe médica e das famílias dos associados, com a ampla oferta de atividades de cultura, diversão e esportes, através da área de lazer e dos eventos tradicionais que promovemos anualmente, como o Arraiá do Dotô, o Carnaval Infantil e a Festa do Médico – em homenagem ao seu dia, comemorado em 18 de outubro.

O INÍCIO

A Associação Médica de Brasília nasceu antes da Capital, no dia 6 de fevereiro de 1959.

A primeira Diretoria teve como presidente o Dr. Isaac Barreto Ribeiro, acompanhado pelo Presidente de Honra e também da República, Juscelino Kubitschek. A gestão que deu início à AMBr foi responsável pela elaboração do estatuto da entidade.

No começo funcionávamos em salas emprestadas pela Novacap e, posteriormente, migramos para um espaço no Edifício Pioneiras Sociais. Já na década de 80, conquistamos a primeira sede, localizada na 913 Sul: um prédio de tijolinhos à vista, projeto do arquiteto Paulo Zimbres. Ali estivemos por 22 anos – de 1985 a 2007 -, quando mudamos para a atual sede, no Setor de Clubes Sul.

ATUALMENTE

“Um legado histórico construído por mãos de médicos e médicas!”

O desafio de construir a nova sede começou na gestão do Dr. Neri João Bottin, no dia 29 de novembro de 1998, quando foi comprado da Novacap o terreno dentro do ecossistema do Lago Paranoá. Os custos de aquisição do terreno foram rateados por centenas de médicos associados à época e, por isso, é tão legítima a expressão de que a AMBr é feita de médicos para médicos.

A pedra fundamental foi fixada quatro anos depois, no dia 4 de abril de 2002, já na gestão do Dr. Ranon Rodrigues, e foi sob a batuta do Dr. José Luiz Dantas Mestrinho, presidente da entidade de 2002 a 2005, que surgiram as primeiras quatro quadras de tênis, as piscinas e duas quadras de futebol.

Em 2005, sob regência do Dr. Lairson Vilar Rabelo (presidente de duas gestões, de 2005 a 2011) os avanços dos investimentos em infraestrutura focaram na sede administrativa, três das cinco churrasqueiras, a pista de cooper e no CACC (Centro de Atividades Científicas e Culturais) – um centro de convenções versátil, com espaços modulares que comportam eventos científicos, cursos, palestras e aulas práticas, ajudando a cumprir a missão de educação continuada da Associação.

De 2011 a 2017, nas gestões do Dr. Luciano Carvalho, surgiram o salão de eventos Espaço Prime; a construção da nova secretaria; duas novas churrasqueiras; a nova lanchonete, próxima ao complexo de piscinas; o espaço de eventos ao ar livre; o Bosque e duas quadras de beach tennis. Foi criado um memorial em homenagem a todos os médicos que dedicaram-se à Associação Médica em suas sucessivas gestões.

Desde janeiro de 2018, início da atual gestão do Dr. Ognev Cosac, os investimentos obedecem um plano estratégico com duas frentes de trabalho: escutar os associados para conhecer suas expectativas e assegurar a perenidade da instituição com investimentos que gerem receitas e garantam a manutenção e o crescimento da AMBr.

Dentro desse cenário, já foram finalizadas a revitalização da estrutura do Espaço Prime e do toboágua, além da duplicação da capacidade de aquecimento das piscinas.

Foram construídos o posto de atendimento médico e o fraldário e está em construção o refeitório e vestiário para os colaboradores.

© Copyright 2019. AMBr - Associação Médica de Brasilia